terça-feira, 6 de dezembro de 2011

METODOLOGIA
 
O Programa Projovem Adolescente adota como caminho pedagógico, a metodologia participativa, na qual o conteúdo é construído de forma dinâmica, buscando relacionar à teoria a prática. Nessa perspectiva, o trabalho é desenvolvido numa relação dialógico, democrática, em que o educador e educando interagem sistematicamente, contando com a participação do Coordenador, Orientadores Sociais, Facilitadores e Jovens, em ações, fundamentadas na própria construção do processo de ensinar e aprender de forma crítica e criativa. A metodologia participativa agrega valor, porque, alem de estimular a construção, coletiva do conhecimento, pretende dar conta da formação do grupo, considerando a realidade de vida do jovem, resgatando conhecimentos e vivências na busca de estimular a reflexão e a revisão de valores, atitudes e comportamentos.
Tendo em vista a vivência de um plano voltado para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e o aprender a ser, as temáticas de estudo serão trabalhadas através de dinâmicas de grupo, leituras diversificadas, aula – passeio, resolução de situações – problema, técnicas de relaxamento e descontração, pesquisa, plenária, momentos de reflexão, roda de conversa, analise de texto, construção de texto, elaboração de mapa conceitual e textual, elaboração de acróstico, realização de palestras socioeducativas, entrevistas, mesa redonda, oficinas de cultura, esporte e lazer, culminâncias de projetos, pesquisas, aula de computação, seção de vídeo, oficinas de artes cênicas (grupos de danças, grupos de teatro, grupos de capoeira), grupo voluntário de animação voltado para instituições públicas e privada como: hospital, creches, escolas, programas,  Grupo Compare, estágio nas instituições, visitas escolares e domiciliares. Exposições de feiras/planejamento, avaliação, sempre com ênfase no movimento “AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO”. 
Nesse processo de relação dialógica entre o saber sistematizado e a vivência sócio-cultural do jovem, pretendem-se atingir patamares mais amplos de conhecimentos, maiores índices de construção / assimilação dos valores necessários à vida pessoal e social, sempre na perspectiva de que o jovem possa assumir o papel de protagonista, sendo capaz de interferir na construção de uma vida nova sociedade e de desenvolver o seu projeto de vida.

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